Devemos lembrar sempre que o que é público é de todos e não de ninguém, como muitos agem e pensam.
Nós há meses temos divulgado o Projeto Adote Rio e nos orgulhamos em ter ajudado a Sra. Lídia Gama, nossa associada, nesse processo.
Outros moradores do nosso bairro, como a Isabelle de Loys que adotou a Alameda Sandra Alvim, também são expoentes dessa quebra de paradigma que tem a participação ativa da comunidade como elemento transformador de nosso bairro.
Leia mais: O Globo
Para quem não consegue abrir o link da reportagem.
RIO — Há um mês, a aposentada Lidia Maria de Almeida Gama pode dizer que a Praça Drault Ernanny , no Recreio , é sua. A área verde foi adotada pela moradora do bairro através da plataforma Adote.Rio , e, com ajuda de vizinhos, ela quer pôr em prática “projetos ousados” para revitalizar o espaço e atrair famílias. Nos planos estão academia para a terceira idade , instalação de brinquedos e bicicletário e criação de uma área pet e de outra com flores e árvores frutíferas.
O grupo tem até agora 20 integrantes, todos cansados de problemas como festas sem autorização e má conservação da praça.
— Nosso objetivo era inibir o mau uso por pessoas que nem moram aqui. Pensamos em ocupar a praça como extensão da nossa casa, já que a prefeitura não consegue. Quanto mais a usarmos, mais evitaremos a presença de usuários de drogas. Se está tudo limpo, organizado, a degradação é inibida — observa Lidia.
O projeto, que ainda precisa de patrocinadores, prevê também biblioteca infantil , horta comunitária , pintura de bancos antigos e colocação de novos e instalação de coletores de tampinhas de garrafa e de óleo. Quem quiser pode contribuir fornecendo sacos plásticos para coleta de fezes de animais, por exemplo, ou cuidando da manutenção de uma lixeira.

